Cadastre

Dúvidas frequentes

1- O que é uma Incubadora de Empresas?

É um local especialmente criado para abrigar empresas oferecendo uma estrutura configurada para estimular, agilizar, ou favorecer a transferência de resultados de pesquisa para atividades produtivas. Para isso a Incubadora oferece apoio gerencial e técnico (serviços de recepção e secretaria, salas de reunião, Internet , telefone, etc. ) e uma gama de serviços que propiciam excelentes oportunidades de negócios e parcerias, para que você desenvolva seu projeto/ empresa.


2- O que é uma Incubadora de Empresas de Base Tecnológica?

É a incubadora que abriga empresas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas, e nos quais a tecnologia representa alto valor agregado (Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia).


3- Qual é o público alvo da Incubadora?

Estudantes, cientistas, empreendedores, empresas que desejem desenvolver novos projetos, produtos e serviços baseados em tecnologia inovadora.


4- Quanto custa estar na Incubadora de Empresas?

Geralmente cada empresário paga uma taxa para usufruir de todos esses serviços que é, normalmente, inferior ao preço que cada uma dessas despesas representaria para o empresário caso ele estivesse em outro ambiente. Essa taxa varia de incubadora e de região.


5- As incubadoras recebem empresas de todos os tipos?

As incubadoras de base tecnológica, recebem empresas de base tecnológica, responsáveis por algum tipo de inovação em produtos, processos, componentes ou acessórios. Há ainda as chamadas incubadoras tradicionais, que aceitam empresas dos setores tradicionais. As incubadoras mistas abrigam empresas de base tecnológica e dos setores tradicionais. No Brasil, estão surgindo as chamadas incubadoras sociais, responsáveis por apoio a programas e projetos sociais, e as incubadoras culturais, que apoiam programas culturais como grupos de teatro, de canto, e similares.


6- Quais as vantagens em ser uma empresa incubada?

Além dos espaços e serviços oferecidos, a própria concepção do sistema de incubação propicia o intercâmbio de ideias e tecnologias entre empresários incubados. Aprendem a importância de compartilhar o mesmo espaço, realizar parcerias e cultivar relacionamentos interpessoais de forma efetiva. Ter um projeto incubado, significa ter um negócio com grande potencial de sucesso, que se desenvolve num ambiente propício para que se estabeleça fortalecido no mercado.


7- Uma empresa incubada tem isenção ou benefícios tributários?

Não. Uma empresa incubada deve pagar todos os tributos como qualquer outra que não faça parte de uma Incubadora.


8- Quanto tempo uma empresa pode residir numa Incubadora?

Geralmente, você pode permanecer na Incubadora durante o período de 6 meses no Programa de Pré-Incubação, 3 anos na Incubação e ao se graduar você poderá participar do Programa de Pós-Incubação durante um ano, no qual sua empresa pode usufruir dos serviços da Incubadora, mas não permanece instalada em seu prédio.


9- O que é uma empresa graduada?

É a empresa que já participou de todas as etapas da incubadora, e está pronta para enfrentar a realidade de mercado contando com seus próprios recursos para a instalação física.


10- Como são formadas as incubadoras de empresas?

Geralmente, através de convênios ou termos de cooperação firmados entre várias instituições comprometidas com o desenvolvimento da região como, universidades, institutos de pesquisa, prefeituras, empresas, associações de classe.



Texto retirado do site da ANPROTEC.
(
http://www.anprotec.org.br/publicacao.php?idpublicacao=117)

 

Escola Politécnica - UFBA  Rua Aristides Novis, 02 - Federação  CEP: 40.210-630  Salvador - BA  Brasil 
Fone: +55 71 3283-9474  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
By Google Analytics
Copyright © 2018. INOVAPoli. Designed by Mateus Rodrigues

S5 Box

Login Form