Cadastre
PDF 
Edital Inova Poli Ideias (15/07/2015)

Até o dia 07 de agosto de 2015 estarão abertas as inscrições para o edital de ideias inovadoras da InovaPoli - UFBa. Este edital visa selecionar projetos inovadores para desenvolvimento junto com a universidade, a fim de incentivar o empreendedorismo, a inovação e a criação na faculdade.


Edital n. 01/2015 – Seleção de projetos de inovação tecnológica

A Escola Politécnica, por meio da Incubadora de Base Tecnológica (INOVAPoli), juntamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), comunica a estudantes regularmente matriculados em instituições de nível superior e técnico do estado da Bahia, a realização da seleção de ideias inovadoras de produtos, processos e serviços.




Visita ao parque tecnológico (15/07/2015)

Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e fomentar a inovação que alunos e docentes da Universidade Federal da Bahia visitaram, na manhã desta quarta-feira (15/07/2015), as instalações do Parque Tecnológico. O foco é despertar empreendedores dentro da Universidade que possam realizar futuras parcerias com o Parque.

Palestra informativa Visita a empresa incubada



Entrevista com jovem empreendedor e consultor mostrando dicas sobre abertura de empresa




Feira do Empreendedor

    A Feira do Empreendedor é promovida pelo SEBRAE e acontece desde 1994 em todos os estados da Federação. Com mais de 80 edições e 1,5 milhão de visitantes, é considerada o maior evento de empreendedorismo do mundo.
    Representa um importante instrumento para o fomento e geração de emprego e renda, além de contribuir para o processo de desenvolvimento econômico e social da região onde é realizada.
    Na feira, os visitantes têm acesso a produtos e serviços que auxiliam os empreendedores a iniciar, expandir e diversificar seus negócios.

Data: 04 a 08 de outubro
Horário: 14h às 22h
Local: Centro de Convenções – Av. Simon Bolivar, s/nº - Jardim Armação - Salvador/BA

Mais informações: http://www.feiradoempreendedor.ba.sebrae.com.br



Startup Meetup Salvador


     O Startup Meetup Salvador objetiva reunir pessoas interessadas em fortalecer o ecossistema de empreendedorismo tecnológico na capital baiana. Outro intuito deste primeiro evento é servir de termômetro desse ecossistema de startups e empreendedorismo tecnológico, funcionando como um agregador para quem está atuando em Salvador, para ajudar a embasar outras iniciativas relacionadas a este cenário e entender quem são essas pessoas e empresas, em que estágio estão, e quais são seus principais desafios e necessidades.
   Esta iniciativa partiu de quatro empreendedores baianos, por reconhecerem a importância de uma boa rede de contatos para conseguir materializar negócios: Andre Paraense faz doutorado em Engenharia Elétrica na Unicamp e é co-fundador da MobWise, sediada também em Campinas. Camila Maciel é Mestranda em Engenharia Elétrica pela UFBa e co-fundadora da WESolve! Bruno Silva e Juliana Fajardini são bacharelandos em Sistemas de Informação pela UNEB e co-fundadores da CrossJoin.


Data: 10 de setembro de 2011
Horário: 19:00 - 21:00 horas
Local: Santo Antônio Botequim
Endereço: Rua Recife, nº 64, Jardim Brasil, Barra (Mapa: http://bit.ly/nm8Yrd)
Inscrições: Gratuitas (Necessário preencher formulário - http://bit.ly/pTilJb )



Produto da NNSolutions em Exposição   

    O Software SLEP da NNSolutions foi selecionado para integrar a Exposição de soluções no III Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que ocorrerá de 24 a 26 de outubro de 2011 no Tivoli Hotel Alameda Santos, 1437 – Jardim Paulista - São Paulo - SP.



FAPESB lança seis novos editais de fomento a pesquisa e inovação no Estado da Bahia


   O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia – Secti e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, lançará 6 (seis) novos Editais objetivando o fortalecimento e expansão da base científica do Estado, a promoção da inovação tecnológica nas empresas e a pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas. Serão disponibilizados quase R$ 30 milhões de reais em fomento.

   O lançamento ocorrerá na segunda-feira, dia 13 de junho de 2011 às 11h, na Sala de Reunião do Gabinete do Governador – Centro Administrativo da Bahia.

   Os Editais a serem lançados são: PAPPE INTEGRAÇÃO, FAPESB-BRASKEM/IDEOM, Apoio a Projetos em Temas Estratégicos, Popciências, Pró-Pesquisa e Concurso Ideias Inovadoras 2011.


Mais informações: http://www.fapesb.ba.gov.br/?p=5650



"Empreendedor, você é um maluco"


   Se você é um empreendedor, deve ter ouvido muito a pergunta: você está doido? A verdade é que os empreendedores não são muito normais. Segundo o psiquiatra americano John D. Gartner, da prestigiosa John Hopkins Medical School, os empreendedores – especialmente os de tecnologia – têm uma disfunção psiquiátrica chamada Hipomania. Ela pode ser reconhecida pela hiperatividade, tagarelice, diminuição da necessidade de sono, aumento da sociabilidade, desejo por atividades físicas e prazerosas, aumento da libido e muita impaciência. A Hipomania, diz Gartner, pode ser um dos motivos do sucesso dos empreendedores.

   “Os hipomaníacos são carregados com uma energia contagiante, têm confiança irracional e ideias grandiosas. Eles pensam, falam e tomam decisões rapidamente. A seu ver, qualquer um que tente diminuir seu ritmo com perguntas simplesmente não entende nada”, diz Gartner

   No plano dos negócios, esse exagero pode ser uma vantagem. O humor elevado do hipomaníaco é capaz de inebriar a si mesmo e a outras pessoas, deixando todos com sensação de poder e capacidade de realizar tarefas.  Essa excitação motiva as outras pessoas a se empenharem mais e geralmente conduz ao sucesso da empreitada.

   A capacidade de correr riscos talvez seja a característica hipomaníaca mais marcante nos empreendedores. Em vez de desilusões e inseguranças, o hipomaníaco/empreendedor confia que seu produto é tão atraente que ele vai inspirar pessoas a apostar fortunas em algo que ainda não existe nem nunca foi vendido.

   Gartner, que é também autor do livro Hypomaniac Edge (Limite Hipomaníaco),  diz que, apesar da probabilidade de muitos empreendedores terem hipomania, eles não são considerados pacientes mentais. “Há diferentes ‘níveis de loucura’. Se você é um maníaco, vai pensar que é Jesus. Se é um hipomaníaco – uma gradação bem mais leve – vai pensar que é o presente de Deus para os investidores de tecnologia”, afirma.

   Muito interessante tudo isso, mas que serventia têm todas essas informações? Autoconhecimento é uma delas. Entender os padrões de comportamento pode ajudar a fortalecer aqueles positivos e amenizar os negativos. Paixão, empenho e confiança são fundamentais, mas devem ser equilibrados com toques de realismo. Ou não. Se é para correr riscos, melhor não ter amarras? Cada um tem sua própria resposta. O mais importante é saber detectar as atitudes prejudiciais. Os hipomaníacos têm o costume de acusar de perseguição aqueles que discordam deles. Muitas vezes são arrogantes demais. O retrato parece um pouquinho com o Mark Zuckerberg pintado no filme a Rede Social, não? E você, empreendedor, como se percebe?

   Para ajudar na tarefa, Gartner fez uma pesquisa com empreendedores e perguntou quais sintomas de hipomania eles percebiam em si mesmos e em seus pares. Eis o que empreendedores e hipomaníacos têm em comum:

1 – São cheios de energia
2 – Transbordam ideias
3 – São focados, incansáveis e incapazes de ficar quietos
4 – Canalizam a energia para conquistas de grandes ambições
5 – Geralmente trabalham com pouco sono
6 – Sentem-se brilhantes, especiais, escolhidos e até, talvez, destinados a mudar o mundo
7 – Podem ser muito eufóricos
8 – Irritam-se com os menores obstáculos
9 – São tomadores de risco
10 – São intensos na vida pessoal e profissional
11 – São impulsivos sexualmente
12 – Podem agir impensadamente, com dolorosas consequências
13 – Falam rápido
14 – São divertidos, espirituosos e agregadores de pessoas
15 – Têm uma confiança que os torna carismáticos e persuasivos
16 – São mais inclinados a fazer inimigos e a se sentir perseguidos por aqueles que não aceitam seu ponto de vista


Fonte: http://www.papodeempreendedor.com.br/recursos-humanos/empreendedor-voce-e-um-maluco/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+PapoDeEmpreendedor+%28Papo+de+Empreendedor%29



Seja Empreendedor 2011

O Seja Empreendedor 2011 (evento que faz parte do PSE - Programa Seja Empreendedor da INOVAPoli) será realizado nos dias 10, 11 e 12 de maio de 2011 na Escola Politécnica da UFBA.

Tema: "UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA: UM NOVO PARADIGMA DE INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA".

Objetivo: Reflexão e discussão sobre as formas de interação e parcerias entre universidades e empresas, através da troca de experiências, de conhecimento e de tecnologias específicas na promoção do desenvolvimento econômica e social do país.

Dias: 10, 11 e 12 de maio de 2011.

Local: Escola Politécnica da UFBA

Endereço: Rua Aristides Novis, 02, Federação. Salvador - Bahia.

Programação e inscrições:
www.sejaempreendedor.ufba.br

Mais informações:
www.sejaempreendedor.ufba.br  /  www.twitter.com/inovapoli



Desafio Sebrae 2011

   O Desafio Sebrae é um jogo virtual que simula o dia-a-dia de uma empresa, durante mais de seis meses. Universitários de todo o país, organizados em equipes, testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe.

   O objetivo principal é disseminar a cultura empreendedora para os universitários que buscam caminhos para o começo de sua vida profissional. O jogo difunde conceitos de competitividade, ética e associativismo e desenvolve a capacidade gerencial em pequenos e médios negócios.

   Quem pode participar são estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), que estejam, na data da inscrição, com a matrícula ativa no 1º semestre de 2011.

   O Desafio Sebrae é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

    Reúna sua turma, monte uma equipe de 3 a 5 participantes, descubra como administrar uma empresa e concorra a um monte de prêmios.


Para mais informações acesse: www.desafio.sebrae.com.br



Início da Pré Incubação

    A INOVAPoli começou hoje (12 de abril de 2011) o processo de Pré Incubação de empresas. Nosso principal objetivo é auxiliar o amadurecimento dos projetos aprovados, aumentando e qualificando a demanda de projetos inovadores para a incubação na INOVAPoli e para a sociedade em geral.

    No Edital para a Pré Incubação (Edital Nº 01/2011) tivemos 18 (dezoito) projetos inscritos. Após uma análise criteriosa, 9 (nove) projetos foram aprovados para a 2ª etapa de seleção. Entre estes, 7 foram aprovados e irão iniciar suas atividades na Pré Incubação da INOVAPoli.

    Na Pré Incubação será oferecido aos empreendedores consultorias e assessorias em diversas áreas (marketing, mercado, gestão, financeira, registro de patentes, entre outras). Também iremos oferecer um espaço físico para uso compartilhado com computadores, móveis, acesso a internet, sala de reunião, entre outros.

   A duração do processo de Pré Incubação será de 6 (seis) meses e as empresas ao sairem desse processo devem possuir um plano de negócios definido para o seu produto.



Seminário promovido pela Fapesb anima o segmento de incubação de empresas


   A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Fapesb realizou nesta quinta-feira 07.04.2011 às 14h um seminário para apresentação dos resultados do Edital de Apoio às Incubadoras de Empresas lançado em 2008, que reuniu recursos da ordem de R$2 milhões para fortalecer e consolidar as incubadoras baianas como instrumentos de auxílio a novos empreendimentos.

   As incubadoras contempladas divulgaram o saldo de suas atividades na presença de representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Secti, Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA). Ainda neste ano, a Fapesb pretende lançar o novo edital.

Mais informações: http://www.fapesb.ba.gov.br/?p=5122

Fonte: www.incubatec.ceped.ba.gov.br

 

Escola Politécnica - UFBA  Rua Aristides Novis, 02 - Federação  CEP: 40.210-630  Salvador - BA  Brasil 
Fone: +55 71 3283-9474  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
By Google Analytics
Copyright © 2018. INOVAPoli. Designed by Mateus Rodrigues

S5 Box

Login Form