Cadastre
PDF Imprimir E-mail
Qui, 28 de Julho de 2011 16:43
Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT

O que é?

   O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), entendendo a necessidade de otimizar o acesso das empresas brasileiras, em especial das micro e pequenas (MPE), ao conhecimento tecnológico disponível em diferentes instituições que reconhecidamente prestam atendimento às demandas por soluções de problemas tecnológicos, vislumbrou a criação de uma Rede de Serviços de Informação Tecnológica. Para tanto, convidou instituições brasileiras que já operavam em serviços de fornecimento de respostas técnicas a apresentar o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT.

   O SBRT é um serviço de atendimento às demandas tecnológicas de empresas, principalmente micros e pequenas, prestados por uma rede de instituições composta inicialmente por 08 instituições brasileiras, quais sejam: CDT/UNB (Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília), CETEC/MG (Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais), DT/USP (Disque Tecnologia da Coordenadoria Executiva de Coop. Universitária e de Atividades Especiais da Universidade de São Paulo), REDETEC/RJ (Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro), RETEC/BA (Rede de Tecnologia da Bahia), SENAI/DN (Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), TECPAR/PR (Instituto de Tecnologia do Paraná) e a UNESP (Universidade Estadual Paulista). Além de contar com a colaboração de especialistas nas mais diferentes áreas tecnológicas.

   O SBRT proporciona o acesso a um Banco de Respostas Técnicas, que permite o compartilhamento de conhecimento e informações sobre problemas já solucionados, bem como permite o atendimento a novas demandas apresentadas pelas empresas.

   A rede é composta pelos seguintes parceiros: o IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) e o SEBRAE Nacional.



Papel do IEL – Instituto Euvaldo Lodi IEL/BA

   Com uma sólida atuação como agente de inovação na Bahia, o Instituto Euvaldo Lodi - IEL/BA tem viabilizado oportunidades para que empresas e indústrias locais alcancem maior produtividade e competitividade no mercado. O IEL/BA tem a coordenação do SBRT no estado e em toda região Nordeste, com o apoio de parceiros institucionais.


Atendimentos Disponíveis

1. Respostas Técnicas (RT) – Documento gerado a partir da busca e análise de informações que responde às questões relativas a processos de fabricação, melhoria de produtos e processos dentre outros aspectos tecnológicos de interesse das Micro e Pequenas Empresas e Público em geral.

2. Resposta Técnica Complementar (RTC) – Documento que visa atender demanda de fornecedores de matéria prima, máquinas e equipamentos, serviços laboratoriais e técnicos que irão agregar valor e/ou promover melhoria do processo da empresa ou produto.

3. Dossiês Técnicos (DT) - Documento cujo objetivo é disseminar informações com maior valor agregado, que abordam de forma abrangente diversos aspectos de natureza tecnológica sobre um determinado tema, de escolha das instituições parceiras que integram o SBRT, que possam promover melhorias junto à MPE ou com a função de alerta/antecipação de suas necessidades.



Vantagens do serviço

a. Integração de capacidades / competências com a finalidade de resolver os principais problemas de demandas por Respostas Técnicas, especialmente MPE;

b. Otimização e execução de projetos cooperativos, bem como produtos e serviços para o suprimento da demanda do setor produtivo, em especial MPE;

c. Identificação de necessidades de apoio técnico, capacitação e fortalecimento institucional que reforcem o conjunto de instituições que fazem parte do SBRT, bem como desenvolver ações motivadoras de novos negócios para as instituições participantes;

d. Fornecimento de ferramentas de busca e sistematização para cada participante da rede visando a realizar estudos de demanda;

e. Produção, registro e disseminação de informações, diferenciadas/estratégicas, para a competitividade das empresas;

f. Estabelecimento de procedimentos, normas e padrões comuns de forma a prestar serviços e fornecer produtos com qualidade, solucionando conflitos de maneira consensual e reconhecida pelos participantes da rede, mantendo a sua autonomia e identidade;

g. O serviço é gratuito e o público pode ter acesso ao banco de dados e fazer novas solicitações através do portal www.respostatecnica.org.br


Mais informações: http://www.respostatecnica.org.br
 

Escola Politécnica - UFBA  Rua Aristides Novis, 02 - Federação  CEP: 40.210-630  Salvador - BA  Brasil 
Fone: +55 71 3283-9474  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
By Google Analytics
Copyright © 2018. INOVAPoli. Designed by Mateus Rodrigues

S5 Box

Login Form